Atividades do Dia da Independência do Brasil Para Imprimir

Dia 7 de Setembro, é um dia muito especial para o povo brasileiro, pois comemoramos nossa independência e também onde ficamos livre da metrópole. Nessa data todas as escolas realizam atividades do dia da independência do Brasil sendo assim uma ótima oportunidade de ensinar as crianças.

História e atividades sobre o dia da Independência do Brasil

Veja mais: Atividades sobre a Proclamação da Republica

O dia 7 de setembro ficou marcado na história do Brasil, onde conquistamos nossa independência. Esse dia ficou marcado pelo fim do domínio português e o começo da autonomia política.

Para que isso acontecesse muitas vidas foras perdidas em lutas por esse ideal, como o caso de Tiradentes que é muito conhecido pois foi executado pela coroa portuguesa durante a Inconfidência Mineira, poque estava lutando pela a liberdade do nosso país.

“Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”

No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa que  exigia seu retorno para Portugal. Pois a tempos os portugueses insistiam no seu retorno, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. D. Pedro respondeu negativamente e falou: Diga ao povo que fico.

O processo de independência

D. Pedro após o dia do fico tomou várias medidas que desagradaram a metrópole, pois estava preparando o caminho para a Independência do Brasil. Ele convocou uma Assembleia, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

Para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, Rapidamente o príncipe fez uma viagem à Minas Gerais e a São Paulo. Pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

D. Pedro estava em viagem de Santos para São Paulo quando as noticias chegaram em suas mãos. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte !”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Estados Unidos e o México foram os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil. Já Portugal exigiu o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas do Brasil para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.